Médico de Bolsonaro afirma que vai decidir sobre cirurgia: Antônio Luiz Macedo disse que o martelo será batido amanhã

Em foto de 2019, Bolsonaro e o dr. Antônio Luiz Macedo, médico que operou o presidente | Foto: Reprodução

Antônio Luiz Macedo, médico do presidente Jair Bolsonaro, disse que vai decidir amanhã sobre uma possível cirurgia. O chefe do Executivo foi internado no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, depois de sentir dores abdominais.

“A decisão se Bolsonaro vai ser operado ou não depende de um exame clínico criterioso por parte do cirurgião”, disse Macedo, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, publicada nesta segunda-feira, 3.

Conforme o médico, “não é uma tomografia que vai dizer se vai ser operado, hemograma, PCR, nada disso. É o exame clínico adequado por parte do cirurgião”. Macedo deve chegar de viagem na madrugada da terça-feira.-

“Eu chegando, vou direto ao hospital, vou examinar direitinho e ver se há necessidade de operação ou não”, prometeu Macedo, que acompanha Bolsonaro desde o atentado contra o presidente, em 6 de setembro de 2018.

Suboclusão intestinal

Bolsonaro estava de férias em São Francisco do Sul (SC) desde a segunda-feira, 27, e voltaria hoje a Brasília. Nesta madrugada, deixou o litoral catarinense de helicóptero em direção a Joinville. De lá embarcou para São Paulo com a comitiva presidencial após sentir dores abdominais.

Conforme noticiou a Revista Oeste, o hospital comunicou que o presidente teve uma suboclusão intestinal: “O estado de saúde dele é considerado estável. Bolsonaro permanece em tratamento e será reavaliado ao longo do dia pela equipe do cirurgião-médico Antônio Luiz de Vasconcellos Macedo”.

Oclusão é um termo técnico para obstrução, quando a alimentação e as secreções digestivas não conseguem progredir pelo tubo digestivo. No caso de Bolsonaro, o “termo suboclusão” indica que há uma obstrução parcial. As secreções continuam chegando ao intestino, mas o paciente não as elimina.

Assim, o abdômen fica distendido e a pessoa sente dores.

r oeste

Últimas Notícias