Projeto de tecnologia hipersônica da Força Aérea Brasileira pode atingir 12.000 km/h e garantir ao Brasil o domínio da tecnologia de motores scramjet

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A Força Aérea Brasileira (FAB) conseguiu um feito inacreditável com a tecnologia hipersônica. Com seus motores scramjet, atingiu a Mach 6, entretanto ainda há a capacidade de atingir Mach 10 (12 mil km/h)

Por definição, veículos supersônicos são aqueles que podem alcançar qualquer velocidade superior a Mach 1 (1.235 km/h) até Mach 5 (6.175 km/h). Além dessa faixa entramos na zona hipersônica, um território que está sendo estudado por pesquisadores do DCTA da Força Aérea Brasileira (FAB). No dia 14 de dezembro de 2021, o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, realizou o lançamento do primeiro veículo que utiliza tecnologia hipersônica. O modelo conta com um motor scramjet construído no Brasil, o demonstrador 14-X S.

Sistema de tecnologia hipersônica da FAB poderá chegar a Mach 10

Demonstrador 14-XS: modelo testou a combustão supersônica do motor scramjet / Divulgação

O teste foi uma etapa do projeto Propulsão Hipersônica 14-X, que leva este nome em homenagem ao 14-Bis, de Santos Dumont. Entretanto, enquanto o avião de Dumont contava com um motor com potência de 50 hp, que permitiu um voo de aproximadamente 30km/h, os motores scramjet do 14-X S geram uma potência de 5 mil hp e alcançaram uma velocidade próxima a Mach 6 (seis vezes a velocidade do som) logo no primeiro teste de voo do projeto, que foi iniciado pela Força Aérea Brasileira (FAB) há 13 anos.

Outrossim, a velocidade Mach 6 alcançada pelo 14-X S é apenas uma fração do potencial dos motores scramjet. De acordo com a FAB, o sistema de tecnologia hipersônica em desenvolvimento no Brasil terá capacidade de voar a Mach10 (cerca de 12 mil km/h). Em comparação, o Concorde, o último avião comercial supersônico, voava a um pouco mais de Mach 2.

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