Uma dose do pensamento de Ayn Rand: Filósofa russa fugiu da ditadura comunista na União Soviética para se tornar uma das escritoras mais lidas nos Estados Unidos

Na Minha Estante: Ayn Rand, “A Revolta de Atlas” – words of leisure

Ayn Rand nasceu em São Petersburgo, na Rússia, em 1905. Por ser de uma família judaica e de classe média, sofreu todas as agruras da Revolução Bolchevique (1917-1923). Incentivada pelos pais, que temiam por sua integridade física, Rand emigrou para os Estados Unidos em 1926, onde conseguiu emprego como roteirista na indústria cinematográfica de Hollywood.

Anos mais tarde, Rand tornou-se escritora. Suas obras-primas foram lançadas na Broadway e nos cinemas norte-americanos. Dois de seus livros são best-sellers até hoje: A Nascente (1943) e A Revolta de Atlas (1957), considerado o livro mais influente nos Estados Unidos depois da Bíblia. Nas duas histórias, a filósofa russa trata essencialmente da liberdade, da autonomia e da racionalidade humana.

Na última quarta-feira, 2, Rand completaria 117 anos de vida. Ao longo de sua carreira, foi defensora intransigente do capitalismo de livre mercado e das liberdades individuais. Rejeitava em absoluto a violência estatal contra pessoas inocentes e não admitia como legítima a existência de um poder político centralizador, que determinasse como a população deveria viver.

REVISTA OESTE

Últimas Notícias