Você acredita em pesquisa eleitoral? Segundo os ‘institutos’ e a mídia, Bolsonaro perdia para todos os candidatos em 2018

Depois de andar de moto, Bolsonaro passeia a cavalo no RN

Faltando menos de um ano para as eleições de 2 outubro de 2022, pesquisas de diversos institutos mostram o mesmo cenário: o ex-presidiário Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a corrida presidencial, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) – e ambos têm grande vantagem em relação aos demais pré-candidatos.

Há exatos quatro anos, por exemplo, levantamentos de intenção de voto em que Lula não era colocado como candidato – ele acabou não concorrendo em 2018 – davam a liderança para a ex-senadora e ex-ministra Marina Silva (Rede). Ela terminou a disputa de 2018 em 8.º lugar.

Um ano antes da eleição de 2018, o cenário era de grande incerteza. Lula era o favorito, segundo as pesquisas. Mas havia sido condenado pelo então juiz da Lava Jato Sérgio Moro, em julho de 2017, no processo do triplex do Guarujá. E já havia a possibilidade de que viesse a ser condenado em segunda instância e, assim, se tornar inelegível – a condenação acabou ocorrendo em janeiro de 2018.

Por causa dessa incerteza sobra a candidatura de Lula, as pesquisas simulavam cenários com e sem o petista. Bolsonaro já mostrava que seria um candidato forte, ficando em geral na segunda posição, nessas duas circunstâncias, com intenções de voto que variavam entre 16% e 19%. Porém, em simulações de segundo turno, Bolsonaro perdia para todos os candidatos.

Números do Datafolha de um ano antes da eleição; e o resultado do 1.º turno

Levantamento do Datafolha divulgado em 29 de setembro de 2017, por exemplo, mostrava várias simulações com e sem Lula na disputa. Veja dois desses cenários (que incluem Chico Alencar como candidato do Psol; quem acabou concorrente pelo partido foi Guilherme Boulos). E, na sequência, confira como foi o resultado do primeiro turno de 2018:

Últimas Notícias