Rússia diz que está pronta para aceitar rendição se Ucrânia se desarmar

No mesmo dia em que atacou a Ucrânia, a Rússia apresentou termos para suspender a ofensiva militar ao país vizinho. Na noite desta quinta-feira (24), o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, declarou que para cessar fogo, o governo ucraniano deve desarmar o país. 

“O presidente russo, Vladimir Putin, expressou sua disposição de se engajar em discussões com seu colega ucraniano, com foco na obtenção de uma garantia de status neutro e a promessa de não ter armas em seu território”, declarou Peskov para a agência oficial russa RT.

Com isso, segundo o porta-voz, “possibilitariam a realização da desmilitarização e desnazificação da Ucrânia, e eliminariam o que a Rússia atualmente vê como uma ameaça à segurança de seu Estado e de seu povo”, publicou a RT.

Até o momento, a Ucrânia não declarou se vai aceitar a rendição. 

Mais cedo, a Rússia disse que seus militares alcançaram seus objetivos no primeiro dia da invasão da Ucrânia, apesar das advertências de duras sanções dos países ocidentais.

“Todas as operações atribuídas a grupos de tropas das Forças Armadas da Federação Russa para o dia foram concluídas com sucesso”, disse o porta-voz do Ministério da Defesa, Igor Konashenkov.

Últimas Notícias