Zelenski pede reunião com Putin, e Ucrânia pode renunciar à entrada na Otan

Líder ucraniano deseja negociar ao lado do presidente russo para interromper guerra no Leste Europeu

Volodmir Zelenski deseja conversar com Vladimir Putin sobre guerra na Ucrânia

O presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski, publicou um vídeo nesta sexta-feira (25) em que pede um encontro com o líder russo Vladimir Putin para interromper a guerra que toma conta do país do Leste Europeu. Segundo o mandatário ucraniano, é preciso “parar com a morte das pessoas”.

“Gostaria de me dirigir mais uma vez ao presidente da Federação Russa. Há batalhas por toda a Ucrânia neste momento. Vamos sentar na mesa de negociações e parar com a morte das pessoas”, declarou Zelenski em vídeo.

A fala do presidente ucraniano contradiz o porta-voz do governo russo, Dmitry Peskov, que afirma que a diplomacia do país vizinho cortou comunicações com Moscou.

“Após uma pausa, eles disseram que querem negociar em Varsóvia [Polônia], e depois interromperam a comunicação”, explicou Peskov. Em outro momento, o porta-voz também disse que Putin está disposto a “enviar uma delegação russa de alto nível para Minsk [Belarus]” para negociações.

Segundo o portal israelense Ynet News, o conselheiro do governo ucraniano Mykhailo Podolyak adiantou que Zelenski está disposto a recuar em relação ao desejo de entrar na Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte).

R7

Últimas Notícias