Veja como está a exigência do uso de máscara pelo Brasil

Melhora no cenário epidemiológico tem levado estados a flexibilizarem o uso do item de proteção, sobretudo em locais abertos 

Uso opcional de máscara é estratégia adotada e debatida por estados

Ao menos quatro estados e o Distrito Federal estão com medidas menos restritivas em relação ao uso de máscara. A flexibilização é debate em vários outros lugares e tem sido alvo de estudos por parte do Fórum dos Governadores, que, ainda neste mês, pretende emitir uma sinalização conjunta sobre o tema. A melhora nos indicadores que guiam o combate à Covid-19 e o próprio anúncio do governo federal de que estuda rebaixar o caráter pandêmico da doença para uma endemia têm norteado as discussões para amenizar as medidas restritivas.

Distrito Federal decretou o fim do uso obrigatório das máscaras em ambientes abertos. A medida, que começaria a valer nesta segunda-feira (7), foi antecipada para a sexta-feira (4), permitindo que os brasilienses optem por não usar o item de proteção já neste fim de semana. “Para shows abertos e eventos esportivos, a liberação se mantém a partir de segunda-feira”, disse o governador Ibaneis Rocha (MDB). A proteção continua sendo exigida em ambientes fechados, no transporte público, em estabelecimentos comerciais e em áreas de uso comum em condomínios.

r7

Últimas Notícias