CULPA DO BOLSONARO? Inflação na Alemanha registra em maio nível mais alto em quase 50 anos

O instituto de estatísticas Destatis informou nesta segunda-feira, 30, que a inflação na Alemanha em maio foi de quase 8%. Trata-se do nível mais alto registrado desde dezembro de 1973, observou o Destatis. No mês anterior, o crescimento do índice de preços ao consumidor foi de pouco mais de 7%.

Em nota, o instituto comunicou que os preços de energia impactaram a alta da inflação na Alemanha por causa da invasão russa à Ucrânia — na relação anual, subiram cerca de 40% em maio deste ano. O Destatis observou que o conflito entre os dois países somou-se aos “efeitos sobre os preços das cadeias de abastecimento perturbadas em resultado da pandemia de covid-19”.

Alta da inflação na Alemanha se repete em outros países

A inflação na Argentina chegou a quase 60% em abril, informou o Instituto de Estatística e Censos (Indec). Trata-se do maior avanço da inflação em 12 meses desde janeiro de 1992, sob o governo do então presidente, Carlos Menem.

No quarto mês do ano, os preços aumentaram 6% em relação a março, queda de quase 1 ponto porcentual na comparação com o valor do mês anterior, quando ocorreu o maior aumento mensal dos últimos 20 anos (quase 7%).

Últimas Notícias