Quais são os planos do PL para Michelle Bolsonaro nas eleições de 2026

Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, tem expectativas eleitorais para a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. A disputa a uma cadeira do Senado Federal em 2026 é vista como a opção mais viável para oferecer a Michelle, que é filiada à legenda. Aliados mais entusiasmados não descartam a ex-primeira-dama como candidata a vice-presidente em alguma chapa – no caso de Bolsonaro não concorrer. Mas esse é um cenário menos provável no momento.

Embora ainda seja incerto o cargo eletivo que Michelle possa disputar em 2026, interlocutores ligados à família Bolsonaro estão convencidos de que ela será candidata. “Existe um indicativo de que a Michelle será candidata. Em princípio, vamos trabalhar o Senado”, afirma reservadamente uma fonte próxima do ex-presidente. Já uma pessoa ligada à ex-primeira-da Bolsonaro afirma que ela própria tem o interesse em disputar o cargo.

Além do entorno mais próximo da família de Michelle, dirigentes do PL confirmam a possibilidade de disputa ao Senado. O presidente nacional da legenda, Valdemar Costa Neto, é um dos principais entusiastas da ideia, afirma a deputada federal Bia Kicis (PL-DF), presidente do diretório distrital. “O presidente Valdemar tem planos para ela. Há, sim, chances de [ir ao] Senado, é um nome forte e bastante viável”, diz. Lideranças do PP e Republicanos – partidos que apoiaram a reeleição de Bolsonaro – também confirmam a hipótese.

A alguns membros do PL, Valdemar disse que Michelle tem capital político que “impressiona”. Ele avalia que isso ficou evidente na eleição da ex-ministra Damares Alves (Republicanos-DF) para o Senado. Segundo um dirigente partidário, a ex-primeira-dama teve papel importante no sucesso da ex-ministra da Mulher, Família e dos Direitos Humanos. Por isso, caso se confirme a candidatura de Michelle ao Senado, alguns dizem ser possível que ela concorra pelo Distrito Federal. Contudo, Bia Kicis também cogita uma candidatura ao Senado em 2026. “Não tem por que eu disputar em outro estado, ela pode disputar em qualquer lugar, como São Paulo e Rio de Janeiro”, diz.

GAZETA DO POVO

Últimas Notícias