Relatórios de Direitos Humanos desmentem Lula sobre Venezuela…

Relatórios de Direitos Humanos desmentem Lula sobre Venezuela… –

Ao contrário do que afirmou o presidente Lula, relatórios internacionais de Direitos Humanos sobre a Venezuela denunciam violações sistemáticas por parte do governo de Nicolás Maduro.

A situação é acompanhada e denunciada pela ONU (aqui) e por organizações como a Human Rights Watch (aqui) e a Anistia Internacional (aqui, em inglês).

As falas de Lula Por duas vezes, o presidente Lula disse que se construiu “uma narrativa” de que na Venezuela não existe democracia. No poder desde 2013, o governo de Maduro, no entanto, é denunciado internacionalmente por atacar opositores por meio de crimes contra humanidade (veja aqui) e aparelhar instituições de Estado, como o Legislativo e o Judiciário (aqui e aqui).

A primeira menção à criação de uma narrativa ocorreu em coletiva de imprensa ao lado de Maduro, em 29 de maio: Se eu quiser vencer uma batalha, eu preciso construir uma narrativa para destruir o meu potencial inimigo.

Você sabe a narrativa que se construiu contra a Venezuela, de antidemocracia e do autoritarismo.

.O presidente reforçou o discurso no dia seguinte, após minimizar críticas dos presidentes do Uruguai, Luis Lacalle Pou, e do Chile, Gabriel Boric:

Existe uma narrativa no mundo de que na Venezuela não tem democracia. Eu disse (ao Maduro) que é obrigação dele construir a narrativa dele com os fatos verdadeiros.

Eu tive a oportunidade de ver isso, uma narrativa em que você determina que um cara é um demônio. A partir do momento que você cria a narrativa que ele é demônio você começa a jogar todo mundo contra ele. Foi assim que aconteceu com Chávez. Foi assim que aconteceu comigo…. –

Últimas Notícias