STF tem placar de 5 a 2 para dar mandato de Deltan a suplente do podemos e vira jurisprudência no RN tirando mandato de Ubaldo(PSDB) e dando para o suplente do PL, o tenente Cliveland

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), confirmou a posição que já havia apresentado em decisão individual e votou no início da madrugada desta sexta-feira, 9, para destinar o mandato do deputado cassado Deltan Dallagnol (Podemos-PR) ao seu suplente, o economista Luiz Carlos Hauly. Ele foi acompanhado por Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes, André Mendonça e Cármen Lúcia.

O destino da vaga do ex-procurador da Operação Lava Jato está sendo decidido em uma sessão extraordinária no plenário virtual do STF. A votação termina às 23h59. O ministro Edson Fachin abriu a divergência e, até o momento, foi acompanhado por Luiz Fux.

A posição de Toffoli e dos ministros que o seguiram contraria o que havia decidido o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), que após uma recontagem dos votos anunciou o pastor Itamar Paim (PL) como substituto.

SITUAÇÃO POLÍTICA NO RN, APÓS ESSA DECISÃO:

O ministro Alexandre de Moraes votou a favor de não retotalizar os votos no caso de Dallagnol. Consequentemente, o suplente do Podemos assume a vaga.

Essa decisão pode representar uma possível reviravolta no caso entre Ubaldo Fernandes e Wendel Lagartixa, uma vez que Ubaldo poderá perder sua vaga para o Tenente Cliveland (PL). A sessão no STF será crucial para determinar o desfecho desse embate político.

Últimas Notícias