‘A culpa é da maconha’, diz companhia de energia sobre blecautes em cidade na Espanha

Quedas de energia frequentes fizeram moradores de Granada levarem o caso à justiça; empresa diz que o problema é causado pelo cultivo doméstico ilegal de cannabis

Desde que teve um ataque cardíaco há alguns anos, Ángel Ortiz Rodríguez depende de um respirador eletrônico para sobreviver. Morador de um bairro de Granada na Espanha, ele mantém um cilindro de oxigênio sempre a mão, por causa dos blecautes constantes que atingem o bairro onde mora com a mulher Rosa Martin Piñedo.

— Não podemos confiar de verdade na eletricidade aqui — explica Piñedo.

Quedas diárias no fornecimento de energia são rotina para 25 mil moradores do empobrecido distrito norte de Granada. A comida apodrece nas geladeiras e as baterias de celular caem, assim como os equipamentos médicos param de funcionar, causando problemas graves de saúde, dizem os médicos. Os blecautes tem sido parte da vida dos moradores locais por mais de uma década, mas têm se agravado nos últimos anos. A Endesa, a maior companhia de energia da Espanha, tem uma explicação inusitada. Segundo a empresa, a culpa é do aumento do número de plantações domésticas ilegais de maconha.

A companhia diz que os responsáveis pelo cultivo ilegal usam ligações irregulares ao sistema e provocam sobrecarga, por causa da iluminação intensa e do ar condicionado de que as plantas necessitam. Um alto funcionário da Endesa disse que, apenas no distrito norte da cidade, aproximadamente um terço da energia roubada estava relacionado com as plantações ilegais.

Lei ambígua

A polícia atribui o aumento da produção em parte a leis que considera ambíguas. A Espanha permite a produção e o consumo pessoal em pequena escala e aplica penas relativamente leves para quem viola as leis ao produzir em larga escala e se envolver com tráfico de drogas.

Os moradores reconhecem o número de plantações ilegais de maconha. Mas dizem que a insistência em destacar o papel da maconha — inclusive da mídia — deu às autoridades e à companhia de energia a desculpa perfeita para evitar os custosos reparos em uma rede que vem apresentando problemas há anos.

A percepção do papel da maconha nos blecautes se disseminou na Espanha. O maior jornal espanhol, o El País, publicou uma manchete este ano dizendo “maconha impõe sua lei no distrito norte de Granada”. Em outra, do jornal El Confidencial, se leu “maconha transforma Granada no paraíso dos ‘gatos’”

Últimas Notícias