Em carta, Milei diz a Lula que não vai entrar no Brics

Em carta, Milei diz a Lula que não vai entrar no Brics

O presidente da argentina, Javier Milei, informou, por carta, que o país não fará mais parte do Brics. O ofício foi enviado no último dia 22 de dezembro para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e representantes de outros países que compõe o bloco.

Como justificativa para a decisão, Milei disse que a política externa de seu governo “difere em muitos aspectos” do que era praticado pelo ex-presidente Alberto Fernández, que negociava a integração da Argentina ao grupo econômico a partir de 1º de janeiro de 2024.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

“Algumas decisões tomadas pela gestão anterior serão revisadas. Entre elas encontra-se a criação de uma unidade especializada para a participação ativa do país nos Brics”, escreveu o presidente argentino

Além do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul receberam o comunicado. Ao longo do ofício, Milei escreve para cada um dos cinco representantes dos países do bloco que é compromisso do governo argentino “a intensificação dos laços bilaterais”, com foco no “aumento dos fluxos de comércio e de investimentos”.

A Argentina era um dos cinco países que poderiam ser incluídos no bloco, após reunião entre os países membros em agosto. Na ocasião, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Egito e Irã também foram citados.

Durante sua campanha eleitoral, o presidente argentino já havia manifestado o interesse em não entrar no Brics a partir do ano que vem, mas ainda não havia falado sobre o assunto depois que assumiu a presidência.

Apesar de recusa, Milei enviou pedido à OCDE logo após assumir mandato

Dias depois de tomar posse como presidente da Argentina, Milei enviou uma carta à Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) para incluir a Argentina no grupo “o mais rápido possível”.

O bloco econômico decidiu aceitar que o país se candidatasse para entrar no bloco ano passado. O Brasil também está na lista de “membros em potencial”. Atualmente, 38 países fazem parte do bloco, a maior parte deles na Europa e na América do Norte. Até o momento, o Chile e Colômbia são os únicos representantes sul-americanos.

Fonte: sbtnews.com.br

Últimas Notícias