Paraná teve maior crescimento econômico regional em 2023; confira ranking

Paraná teve maior crescimento econômico regional em 2023; confira ranking

O Paraná registrou o maior crescimento proporcional da atividade econômica do Brasil no ano passado. Segundo dados do Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR) divulgados pelo Banco Central, a economia paranaense registrou alta de 7,8% em relação a 2022. Goiás foi o segundo estado com maior crescimento, 6,1%, seguido de Pará, com expansão de 5,7%.

O Banco Central coleta dados da economia de 13 unidades da federação. Em 2023, a menores taxas de crescimento foram registradas por: Ceará (1,2%), São Paulo (1,4%) e Rio Grande do Sul (2,1%).

Segundo análise do Instituto Paraense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), a expansão econômica do Paraná está ligada ao crescimento de todos os segmentos produtivos no estado ao longo do ano passado. O Paraná registrou alta de 36% na produção de cereais, leguminosas e oleaginosas na comparação com 2022. O setor de serviços também cresceu 11,2%, enquanto a indústria e o comércio tiveram expansão de 1,5% e 1,1%, respectivamente, de acordo com pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) consideradas no cálculo do IBCR.

Recuperação das perdas da pandemia

Após a retração registrada em 2020 por causa da pandemia de coronavírus, a economia dos Estados vem se recuperando. De 2021 até 2023, a unidade que mais cresceu foi Goiás, com expansão de 13,9% em sua economia, seguida de Minas Gerais (13,5%) e Rio de Janeiro (13%).

Na outra ponta do ranking estão Pará (com 7,1% de crescimento no período), Ceará (7,8%) e São Paulo (8,5%).

Dados do Banco Central mostram crescimento regional pós-pandemia
Dados do Banco Central mostram crescimento regional pós-pandemia

Fonte: sbtnews.com.br

Últimas Notícias