55% acham que Bolsonaro tentou dar golpe, diz Datafolha

Bolsonaro
Um total de 7% dos entrevistados não sabe responder sobre um suposto golpe de Bolsonaro (foto)

Pesquisa Datafolha divulgada nesta 6ª feira (29.mar.2024) indica que 55% dos brasileiros acham que Jair Bolsonaro (PL) tentou continuar na Presidência por meio de um golpe. Outros 39% dizem que ele não buscou a manutenção do cargo dessa maneira. Um total de 7% não souberam responder. 

A empresa ouviu 2.002 pessoas de 19 a 20 de março de 2024 em 147 cidades brasileiras. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.

O ex-presidente é alvo de uma investigação da Polícia Federal sobre uma suposta tentativa de golpe. A premissa da corporação é que ele e aliados teriam tentado invalidar o resultado da eleição de 2022 antes mesmo da realização do pleito. 

Uma das hipóteses da PF é que Bolsonaro e seus aliados teriam tentado cumprir esse objetivo por meio de um decreto de Estado de sítio e de uma GLO (Garantia da Lei e da Ordem).

Bolsonaro nega as acusações. Durante o evento que convocou em São Paulo, ele falou em uma tentativa de perseguição política. Afirmou que leva “pancada” desde antes das eleições de 2018 e que passou 4 anos perseguido.

“O que é golpe? É tanque na rua, arma, conspiração. É trazer classes políticas para o seu lado, empresariais. Nada disso foi feito no Brasil”, afirmou.

Bolsonaro afirmou que para a adoção de um estado de sítio é preciso convocar os conselhos da República e da Defesa. “Isso aconteceu? Não”. Disse também que seria necessário mandar uma proposta para o Congresso. “É o Parlamento que decide se o presidente pode ou não editar um decreto de estado de sítio”, declarou.

Fonte: Poder360

Últimas Notícias