OMS afirma que surto atual de dengue pode ser o pior da história

OMS afirma que surto atual de dengue pode ser o pior da história

A Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu um alerta afirmando que o surto atual de dengue pode ser o pior da história. Segundo a agência, a América Latina e o Caribe vivenciam aumentos de casos precedentes, principalmente no Paraguai, Argentina, e Brasil, que já registrou mais de dois milhões de casos, e 830 mortes confirmadas devido à doença.

+Vacinação contra a dengue pode levar até 8 anos pra reduzir transmissão

Em contrapartida, o Ministério da Saúde revelou que apenas 17% do público alvo, composto por mais de 3,1 milhões de crianças e adolescentes, foi vacinado contra a dengue até o momento.

Com o grande número de vacinas próximas ao vencimento e a baixa procura do público alvo — crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária com a maior taxa de hospitalização por dengue, o Ministério da Saúde decidiu expandir a campanha de imunização, incluindo um número maior de municípios. As onze regionais de saúde contempladas são:

  • Betim, Uberaba E Uberlândia-Araguari, em Minas Gerais
  • Central, no Espírito Santo.
  • Recife, em Pernambuco.
  • Apucarana, no Paraná
  • Florianópolis, em Santa Catarina.
  • Aquífero Guarani, Campinas, São José Do Rio Preto e a capital, em São Paulo

O infectologista Renato Grinbaum, da Sociedade Brasileira de Infectologia, comenta a desinformação e o receio da população. “As pessoas estão com medo, estão mal informadas, e não sabem dos benefícios da vacina”

O Ministério da Saúde planeja redistribuir mais de 600 mil doses de vacinas e enviar um adicional de 930 mil doses a 154 novos municípios em todo o país. Essa expansão segue critérios rigorosos, incluindo população e histórico de alta taxa de contaminação. A previsão é que a vacina comece a ser dada ao novo público na próxima semana.

Fonte: sbtnews.com.br

Últimas Notícias