BMW celebra 20 anos do lançamento do X3, o SUV médio da marca

BMW X3 primeira geração.

A BMW foi uma das primeiras marcas premium a lançar um SUV com o X5 em 1999. O modelo de grande porte fez tanto sucesso, que pouco tempo depois a alemã resolveu apostar em um novo utilitário, batizado de X3 e que completa 20 anos agora em 2024.

De porte médio, o X3 seguiu os passos do irmão maior no pioneirismo. O modelo foi apresentado pela primeira vez ainda em 2003, mas ganhou as ruas do mundo no ano seguinte. E, nestes 20 anos, já foram mais de 2,5 milhões de unidades comercializadas. 

BMW X3 segunda geração.

Segundo a marca, concebido para combinar a robustez de um veículo utilitário com a agilidade de um esportivo médio, conservando uma dirigibilidade semelhante ao do Série 3, o X3 foi o primeiro a oferecer tração integral xDrive no seu segmento.

A primeira geração do X3 tinha muito em comum com seu contemporâneo, o Série 3 E46, mas oferecia uma altura maior em relação ao solo, juntamente com uma capacidade para enfrentar terrenos difíceis e uma capacidade off-road que superava as versões de tração integral do Série 3 na época.

BMW X3 terceira geração.

Com a estreia da segunda geração (F25) no final de 2010, o X3 apresentou uma carroceria maior e um interior mais espaçoso, sem sacrificar sua dirigibilidade. A integração de tecnologias avançadas, como o sistema de informação e entretenimento iDrive, além de novos sistemas de assistência ao motorista, fortaleceu sua posição como líder em inovação.

Uma das atualizações tecnológicas mais importantes da segunda geração foi o lançamento dos motores TwinPower Turbo. Esses novos motores proporcionaram ao X3 um desempenho ainda melhor, ao mesmo tempo em que ofereciam notáveis rendimentos de combustível.

BMW iX3.

A terceira geração (G01), lançada em 2017, marcou a introdução da primeira variante M Performance para o X3, oferecendo uma experiência de condução ainda mais dinâmica combinada com uma maior habitabilidade da cabine. Além disso, o X3 começou a explorar a eletrificação, com a versão híbrida plug-in.

Nesta geração estreou o primeiro iX3, o primeiro modelo a utilizar a quinta geração do sistema de propulsão elétrica eDrive e capaz de oferecer até 460 quilômetros de autonomia.

BMW X3 M60.

BMW X3 segunda geração.

BMW X3 segunda geração.

BMW celebra 20 anos do lançamento do X3, o SUV médio da marca (fotos: BMW).

BMW iX3.

BMW X3 terceira geração.

Últimas Notícias