Moraes “exige” que o X viole as leis brasileiras, diz Musk

O dono do X (ex-Twitter), Elon Musk, disse nesta segunda-feira (15) que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, “exige” que a plataforma viole a legislação brasileira.

“As leis dos Estados Unidos impedem o X de participar de corrupção que viole as leis de outros países, que é o que Alexandre de Moraes está exigindo que façamos”, afirmou na em seu perfil no X.

A declaração se deu ao comentar uma nota publicada pela conta oficial do X voltada às relações governamentais. A postagem diz que a plataforma foi “formalmente intimada” pela Comissão Judiciária da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos a fornecer informações sobre as ordens da Suprema Corte brasileira sobre a moderação de conteúdo.

Desde o início deste mês, Musk tem feito críticas a Alexandre de Moraes e à justiça do Brasil. Em uma escalada de tom, o empresário chamou o magistrado de “tirano”, “totalitário” e “draconiano”. Também ameaçou reativar as contas banidas por determinação judicial e suspender as restrições impostas à rede social.

Como respostas, Moraes determinou a inclusão do bilionário no inquérito das milícias digitais e proibiu o X de desobedecer a determinações judiciais para retirar contas de usuários do ar ou para enviar dados sobre investigados.

ALÉM DA “CENSURA DOMÉSTICA”

O jornalista norte-americano Michael Shellenberger, autor de reportagens do Twitter Files Brazil, disse que as determinações de Moraes já não são mais uma questão de “censura doméstica“.

“Pense em quantas vezes Alexandre de Moraes pediu a empresas estrangeiras que violassem as leis do Brasil e violassem a Constituição do Brasil! Que sacanagem!”

Últimas Notícias