Musk comenta ida inesperada de Moraes ao Congresso Nacional e provoca: “Poder ao Povo”

O bilionário sul-africano Elon Musk, proprietário da rede social X, reagiu a uma reportagem que menciona críticas de Alexandre de Moraes, ministro do STF, às plataformas digitais e sua ida desesperada ao Congresso Nacional. Segundo o jornal “Folha de S. Paulo”, em visita inesperada ao Senado, Moraes lembrou dos tempos pré-redes sociais: “Nós já éramos felizes e não sabíamos”. A afirmação foi parte de um discurso ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, destacando a necessidade de regulamentação das redes sociais.

Na sua intervenção, Moraes frisou: “Vossa excelência lembrou que na virada do século não existiam redes sociais; nós já éramos felizes e não sabíamos. A necessidade dessa regulamentação, do tratamento, da responsabilidade, do tratamento de novas formas obrigacionais. Então a comissão fez exatamente isso.”

Respondendo a essas considerações, Musk, defensor da liberdade de expressão nas redes sociais, manifestou-se com um lacônico “Poder ao povo!”, escrito em português, em mais uma provocação ao magistrado brasileiro.

Enquanto Musk vê as redes como ampliadoras da liberdade de expressão, Moraes alerta para os riscos associados à disseminação de crimes online, o que, em sua visão, justifica uma regulamentação mais estrita. Desde abril, quando os chamados “Twitter Files” vieram à tona, Musk tem sido vocal sobre o Brasil e sobre Moraes, especialmente em um tuíte de 6 de abril que provocou controvérsia. Nele, Musk questionou a postura do ministro em relação à censura no Brasil.

O debate entre a liberdade de expressão e a regulação necessária das redes sociais continua a ser um tópico quente no cenário político e tecnológico global.

Últimas Notícias