Homem é atingido por raio enquanto cozinhava perto da janela

foto: Unsplash

Márcio de Oliveira Rodrigues, de 23 anos, foi internado no Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco, no estado do Acre; mas já passa bem

Um homem de 23 anos foi atingido pela descarga elétrica de um raio dentro de sua cozinha na terça-feira (16), no km 100 da rodovia Transacreana, em Rio Branco, no Acre. Márcio de Oliveira Rodrigues estava internado no Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco, mas após avaliações médicas recebeu alta nesta quarta-feira (17) e passa bem, segundo informações do diretor do local. 

A equipe de resgate relatou que Márcio chegou ao pronto-socorro com espasmos (contrações involutárias pelo corpo), sinal da gravidade do choque elétrico. Familiares e testemunhas locais afirmam que uma árvore próxima à casa de Márcio atraiu o relâmpago durante uma forte tempestade com chuva. 

O choque elétrico causou a morte de um boi e parte da energia acumulada se direcionou à residência do acreano. Este, que estava perto da janela portando uma faca enquanto preparava seu jantar, foi atingido em cheio. 

Após ser acertado, Márcio desmaiou. Seus familiares o encontraram inconsciente e constataram o ocorrido ao verem árvore partida ao meio. 

Como se proteger em tempestades com raios?

Um estudo realizado por pesquisadores da Technische Universität Ilmenau, na Alemanha, encontrou a resposta para como pessoas conseguem sobreviver após serem atingidas pela descarga elétrica de um raio. 

“Se você estiver ao ar livre e não houver abrigo, a pele molhada é melhor do que a pele seca porque a película de água é como uma ‘revestimento protetor’”, disse René Machts, primeiro autor do estudo da Universidade de Tecnologia de Ilmenau, na Alemanha, em comunicado. 

De acordo com o estudo, publicado na revista Scientific Reports, trabalhos anteriores sugeriram que a pele molhada pode reduzir o tamanho da corrente que passa pelo corpo humano se for atingida por um raio. Além disso, os cientistas ressaltam a importância de se estar em um local protegido para não se tornar um potencial alvo.

O Globo

Últimas Notícias