Agência federal vai apurar morte de cachorro após erro em voo da GOL

Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) abriu um processo administrativo contra a GOL Linhas Aéreas para investigar a morte de um cachorro da raça golden retriever. O cão, chamado Joca, tinha 5 anos e foi transportado erroneamente pela empresa aérea. Ele deveria viajar para Sinop, no Mato Grosso, mas acabou sendo levado para Fortaleza e, posteriormente, trazido de volta para São Paulo, onde foi constatado o óbito.

A Anac solicitou à GOL informações detalhadas sobre as condições de transporte do animal, o envio incorreto para uma localidade diferente da contratada e as condições gerais para a prestação desse tipo de serviço. O objetivo é abrir um processo de fiscalização com base nas constatações apuradas.

Essa decisão foi tomada após uma reunião de emergência entre o diretor-presidente da Anac, Tiago Pereira, e o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. O ministro expressou condolências ao tutor do animal e afirmou que buscará apoio no Congresso para criar leis mais rigorosas que possam prevenir novos incidentes semelhantes.

Como resultado da morte do cachorro durante o transporte de volta para São Paulo, a GOL suspendeu a venda do serviço de transporte de animais no porão de suas aeronaves por 30 dias. Os clientes que já haviam contratado o serviço podem solicitar a restituição do valor ou adiar a viagem para depois de 23 de maio. O transporte de animais na cabine do avião permanece inalterado.

A nota

“Para se dedicar totalmente a concluir o processo de investigação deste evento, a GOL suspendeu por 30 dias (a partir desta quarta-feira, 24/04 até 23/05) a venda do serviço de transporte de cães e gatos pela GOLLOG Animais e pelo produto Dog&Cat + Espaço, para viagens realizadas no porão da aeronave. O serviço Dog&Cat Cabine, para Clientes que levam seus pets na cabine do avião, não sofrerá nenhuma alteração.

“Para os Clientes que contrataram o transporte do seu pet entre 24/04/24 a 23/05/24 por meio dos serviços que estão com restrição, poderão optar por restituição total do valor, inclusive do valor da sua passagem (no caso de Dog&Cat + Espaço), ou por postergar a viagem, sem custo, para depois de 23/05/24 em voos até 31/12/2024.

“Aqueles Clientes que se encontram no destino de sua viagem e possuem um dos serviços restritos contratados para a volta serão atendidos se assim desejarem.”

Últimas Notícias