Donos de pets fazem protestos em aeroportos após morte do cão Joca » Conexão Política

Donos de pets fazem protestos em aeroportos após morte do cão Joca 1
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom (Agência Brasil)

Neste último domingo (28), tutores de cães da raça golden retriever se reuniram no aeroporto de Brasília para exigir a regulamentação do transporte aéreo de cachorros de grande porte, após a morte de um cão chamado Joca, de quatro anos, durante um voo operado pela Gol em 22 de abril.

Organizado pelo Clube Golden de Brasília, o protesto contou com a participação de donos de pets, que se manifestaram contra o tratamento inadequado dado pelas companhias aéreas no transporte de animais de grande porte. Segundo Fernanda Machado, representante do clube, casos de negligência, como fugas e mortes durante o transporte, são frequentes.

Atualmente, os cães de grande porte são transportados em caixas especiais no porão da aeronave. As companhias garantem que esse espaço é pressurizado e seguro para os animais, que não são transportados com bagagens ou cargas. Apenas animais com até 10 quilos podem ser levados na cabine junto aos passageiros.

Além da manifestação em Brasília, donos de pets e organizações de proteção animal realizaram protestos em outras cidades do país, como Porto Alegre e Curitiba. Em São Paulo, duas manifestações ocorreram simultaneamente, uma no Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, onde ocorreu a morte de Joca, e outra no Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul da capital paulista.

Últimas Notícias