Organizador do Fórum Jurídico em Londres alega ter custeado todas as despesas dos magistrados brasileiros

A participação de magistrados brasileiros no 1º Fórum Jurídico – Brasil de Ideias, realizado em Londres entre 24 e 26 de abril, gerou grande polêmica pela falta de transparência nos custos dos ministros participantes. Os gastos com passagens aéreas e hospedagem dos palestrantes foram totalmente cobertos pela organização do evento, o Grupo Voto, segundo informações divulgadas pela Folha de São Paulo.

A presença dos ministros do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes, Dias Toffoli e Alexandre de Moraes, além de outras autoridades como o procurador-geral da República, Paulo Gonet, e membros do governo Lula, levantou questões sobre a transparência e os custos dessas despesas. A organização, uma entidade privada, optou por não revelar nem os valores investidos nem a identidade dos patrocinadores, alegando “cláusulas contratuais estabelecidas”.

A omissão dos detalhes financeiros e dos patrocinadores do evento suscita dúvidas sobre possíveis conflitos de interesse, principalmente considerando que não é possível confirmar se os financiadores têm processos em andamento no Supremo Tribunal Federal ou contratos com o governo federal.

Magistrados participantes do 1º Fórum Jurídico em Londres não revelaram quem financiou suas viagens, diz O Globo

Últimas Notícias