Leite adverte Lula: ‘Não é momento de sobrevoos, mas de salvar vidas’

O governador Eduardo Leite (PSDB) advertiu o presidente Lula (PT) de que sua ida ao Rio Grande do SuL, nesta quinta-feira (2), não deve se resumir a um sobrevoo às áreas afetadas pelo que considera ser o maior desastre climático da história do Estado. O tucano que pode disputar votos contra a reeleição de Lula em 2026, apelou que o foco da visita presidencial seja articular as esferas de governos para salvar vidas, nas enchentes que já atingem 134 municípios, com 13 mortos e 21 desaparecidos.

“Não é momento apenas de sobrevoos, mas de articulação de todos para salvar vidas. As aeronaves precisam estar focadas nos resgates. Precisamos somar todos os esforços”, disse Leite, em vídeo publicado nas suas redes sociais.

Desde ontem, Leite apela por ajuda federal, inclusive pela atuação efetiva e integral das Forças Armadas, para atuar no contexto das inundações que classificou como uma situação de guerra. E considerou o gesto de Lula muito bem-vindo no momento de dificuldades.

Governador apela por ajuda federal em cenário de guerra vivido por gaúchos em desastre climático histórico (Fotos: Reprodução Instagram CBM-RS)

“Não temos um inimigo para ser combatido, mas temos muitos obstáculos para serem superados e precisamos da atuação das Forças Armadas”, escreveu Leite, no feriado do Dia do Trabalhador.

Além dos 34 mortos e desaparecidos, há 12 feridos, 3.079 pessoas em abrigos, 5.257 desalojados e 44,6 mil afetados, de acordo com balanço divulgado pela Defesa Civil do RS, às 9h da manhã de hoje.

Em setembro de 2023, o Rio Grande do Sul foi afetado por outra enchente e não recebeu visita de Lula, que embarcou para viagem presidencial à Índia e depois se submeteu a cirurgias no quadril e nas pálpebras. Na ocasião, ministros e a primeira-dama Janja viajaram ao estado gaúcho, e anunciaram medidas emergenciais.

Veja o apelo do governador e o trabalho de resgate às vítimas:

Alertas

A Secretaria de Comunicação do governo gaúcho divulgou as seguintes orientações às vítimas:

Para aumentar o nível de prevenção, as pessoas podem se cadastrar para receberem os alertas meteorológicos da Defesa Civil estadual. Para isso, é necessário enviar o CEP da localidade por SMS para o número 40199. Em seguida, uma confirmação é enviada, tornando o número disponível para receber as informações sempre que elas forem divulgadas.

Também é possível se cadastrar via aplicativo Whatsapp. Para ter acesso ao serviço, é necessário se registrar pelo telefone (61) 2034-4611 ou clicando aqui. Em seguida, é preciso interagir com o robô de atendimento enviando um simples “Oi”. Após a primeira interação, o usuário pode compartilhar sua localização atual ou qualquer outra do seu interesse para, dessa forma, receber as mensagens que serão encaminhadas pela Defesa Civil estadual.

Últimas Notícias