Lira e Pacheco reforçam empenho do Congresso para socorrer gaúchos

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), reforçaram, nesta quinta (9), que o Congresso Nacional seguirá empenhado para priorizar iniciativas legislativas e de fiscalização que garantam o socorro às quase 1,5 milhão de vitimas das enchentes no Rio Grande do Sul. A catástrofe climática matou 107 gaúchos e afeta mais de 86% das 497 cidades do estado. E deputados e senadores já garantiram o “orçamento de guerra” de R$ 51 bilhões, anunciados hoje pelo presidente Lula (PT).

Presidente do Congresso Nacional, Pacheco abriu a sessão de hoje lamentando a tragédia histórica e prometendo que o Parlamento terá “absoluta prioridade” no acolhimento às demandas do povo gaúcho. O senador mineiro citou o auxílio efetivo de proposições legislativas inteligentes, eficazes, efetivas, bem como a fiscalização de parlamentares quanto ao trabalho do governo de Lula (PT) no desastre.

“O povo do Rio Grande do Sul merece toda a solidariedade do Brasil. Faço esse registro de profundo pesar em face das vítimas fatais desse triste acontecimento, nos solidarizando com todos os familiares que perderam seus entes queridos, com todos os desabrigados que foram atingidos muito severamente. A política brasileira, o Parlamento brasileiro terão como absoluta prioridade dedicar suas energias aos irmãos e irmãs do estado do Rio Grande do Sul”, disse Pacheco.

Arthur Lira participou da coletiva, no Palácio do Planalto, em que o presidente Lula anunciou medidas de auxílio aos gaúchos, viabilizadas pelo decreto legislativo em que o Congresso garantiu um “orçamento de guerra” bilionário, sem amarras fiscais e burocráticas, para ajuda humanitária e posterior reparação da destruição.

“A Câmara dos Deputados nunca fechou as portas em momentos de dificuldade. Com toda essa expertise de votações, gostaria de afirmar todo nosso empenho para estarmos solícitos como estivemos na segunda-feira (6) e votamos por unanimidade o decreto que permitirá todas as ações para atender o Rio Grande do Sul. A Câmara estará discutindo e votando todas as medidas legislativas para minimizar as agruras do povo gaúcho”, destacou Lira, na solenidade do Palácio do Planalto.

 

 

Últimas Notícias