Congresso alertou há 16 anos para risco climático de enchentes extremas

Foto: Jefferson Bernardes/Getty Images

Um relatório do Congresso alertou há 16 anos para o risco de enchentes extremas no Brasil por causa do aquecimento global. O documento de 2008, que pediu que o Brasil se adaptasse com urgência às mudanças climáticas, tem trechos que contrastam com o desastre climático no Rio Grande do Sul dos últimos dias, que já deixou 107 mortos.

“A vulnerabilidade do Brasil manifesta-se sob diversos aspectos, como, por exemplo: aumento da frequência e intensidade de eventos climáticos extremos (enchentes e secas)”, afirmou o relatório final da Comissão Mista Especial sobre Mudanças Climáticas do Congresso, em junho de 2008. O documento de 253 páginas apontou ainda: “As chuvas estão ficando mais concentradas, no tempo e no espaço, corroborando o quadro atual de mais secas e enchentes intensas”.

O relator da comissão era o então senador Renato Casagrande, atual governador do Espírito Santo. Naquela época, Lula estava no seu segundo mandato, o ministro do STF Dias Toffoli era advogado-geral da União, e a crise financeira de 2008 se aproximava do ápice nos Estados Unidos.

Guilherme Amado – Metrópoles

Últimas Notícias