Agentes do Metrô-DF irão usar câmeras corporais na próxima segunda

Os agentes do Metrô-DF vão começar a usar na próxima segunda (01/07), câmeras de corpo (Bodycam). Foram adquiridas pelo órgão um total de 100 câmeras, que serão acopladas aos uniformes dos agentes.

As câmeras serão utilizadas na parte frontal e ficarão visíveis a todos os usuários do sistema metroviário. Elas podem gravar por até 8 horas de forma contínua, tem visão noturna e função de pré-gravação, que permite que fatos ocorridos antes do acionamento do botão de gravação sejam também armazenados.

O Superintendente de Operações do Metrô-DF, Renato Avelar, afirma que as câmeras ajudam tanto os agentes quanto os usuários do metrô, “Por meio delas, é possível permitir a apuração rápida de fatos, garantir a segurança jurídica das ações e atividades dos empregados e produzir elementos de prova para eventuais procedimentos civis, penais e/ou administrativos.” 

Além das bodycams foram compradas duas estações de dados, equipamentos que serão usados pelo Centro de Monitoramento da Segurança para descarregamento e gerenciamento das imagens capturadas. O investimento ao todo foi de R$ 198.303,00.

Em 2023, houve 453 registros internos de ocorrências que estão relacionados a crimes e contravenções no sistema. desses, 398 foram registrados diretamente nas delegacias de polícia ou por meio da delegacia eletrônica. De acordo com o órgão, entre os crimes estão, dano a bem público, furtos no sistema, pichação e desacato.

Nesse ano, até o mês de maio, houve 207 registros internos de ocorrências, sendo que 182 foram registrados nas delegacias de polícia ou de forma virtual.

Segundo a companhia, já foram treinados mais de 150 agentes, cerca de metade do corpo de segurança, mas todos serão treinados.

*Com informações do Metrô-DF

 

Últimas Notícias