Café: mais uma boa notícia para o agro brasileiro: Companhia Nacional de Abastecimento estima a segunda maior safra da história

Mais uma boa notícia para o agronegócio brasileiro. Depois de ver a China e o câmbio impulsionarem o faturamento do setor, eis que a produção de café se torna destaque. De acordo com levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgado nesta quarta-feira, 23, o ano de 2020 marcará a segunda maior safra do grão.

Conforme divulgado pela empresa vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o país deve colher até o fim do ano 61,6 milhões de sacas de café. Assim, a safra apresentará resultado similar ao alcançado em 2018. Na ocasião, a produção total de sacas no Brasil foi de 61,7 milhões — recorde registrado até o momento.

“O grande destaque desta safra é o café arábica, com produção estimada em 47,4 milhões de sacas”, informa o Mapa. Por outro lado, o ministério avisa que “a produção de café conilon [ou robusta] teve uma queda de 5,1% na produção nacional, prevista em 14,3 milhões de sacas”.

Safra & faturamento

A estimativa da Conab supera a projeção feita pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) na última semana. Na ocasião, a entidade afirmou que a safra do café arábica ficaria por volta de 44,5 milhões de sacas, enquanto o robusta encerraria o ano com 14,9 milhões de sacas produzidas no país. A CNA afirmou que, juntos, os dois tipos de café devem gerar mais de R$ 30 bilhões de receita em 2020.

Últimas Notícias