Preocupado com inflação, Bolsonaro questionará produtores de soja

jair bolsonaro, soja, inflação, reunião, tereza cristina, paulo guedes, roberto campos neto, agronegócio

O presidente Jair Bolsonaro se encontrará, nesta terça-feira, 27, com representantes de holdings multinacionais e cooperativas processadoras de soja.

Articulada pela ministra da Agricultura, Tereza Cristina, a reunião servirá para que o presidente questione os produtores sobre o aumento do preço do grão e seus derivados, como o óleo de soja, a um patamar elevado.

Juntos aos convidados, a ministra deve mostrar ao presidente que a cotação internacional da commodity, a forte demanda chinesa durante a pandemia de coronavírus, a desvalorização do câmbio e os reflexos de tudo isso na Bolsa de Chicago, onde são formados os preços da oleaginosa, causam um ajuste para cima no valor do produto.

O temor entre os que vão participar do encontro é que Bolsonaro faça cobranças mais duras, como ocorreu no caso do arroz, visto que, de acordo com o a prévia do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo para 15 dias de outubro (IPCA-15), o óleo de soja aumentou 22,34% nas prateleiras dos supermercados. Foi o item que mais pesou no bolso do brasileiro no mês e, no ano, já subiu 50%.

O setor argumentará que não tem como mexer com as variáveis do mercado expostas. E que a próxima safra de soja deve ser colhida já no início de 2021, o que deve baixar, pelo menos um pouco, o preço do grão.

O chefe do Palácio do Planalto demonstra preocupação com a questão inflacionária do país e já deixou isso bastante claro ao ministro da Economia, Paulo Guedes e para o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.

revista oeste

Últimas Notícias