Reforma eleitoral discutida na Câmara pode salvar nanicos da extinção

Casa discute formato de eleições

Distritão tem força entre deputados

Volta das coligações é cogitada

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), colocou a reforma eleitoral entre suas prioridades de votação no início de seu mandato. Há um grupo criado para estudar mudanças no código eleitoral, que deve apresentar seu plano de trabalho nesta 4ª feira (24.fev.2020), mas não será só isso.

Reforma eleitoral discutida na Câmara pode salvar nanicos da extinção

PODER 360

COMENTÁRIO: Luiz Philippe de Orleans e Bragança 

O distritão acaba com os problemas do coeficiente eleitoral e da coligação partidária, que permite a transferência votos de um candidato bem votado para os que não obtiveram votos suficientes, sendo ele do mesmo partido ou coligação. O distritão também simplifica ao determinar quem ganhou, pois não existe mais uma formula complexa para aferir quem recebeu os votos necessários. Por essas razões o distritão é melhor que o atual sistema proporcional, mas suas vantagens terminam por aí .Na prática o modelo do distritão é ruim, já que ele favorece apenas o parlamentar conhecido ou com acesso a fundo partidário. O poder legislativo é a porta de entrada para a classe média no sistema politico.

Com o distritão cada deputado tem de fazer campanha como se fosse um candidato ao governo do estado, já que é preciso percorrer todo o estado por votos, e isso custa muito dinheiro. Se o candidato não tem dinheiro para gastar a sola do sapato, ele ou ela tem de ter verba para comprar exposição nas rádios e televisões locais, assim como para adquirir o apoio de prefeitos e vereadores. De forma objetiva, ele é um modelo que inviabiliza a entrada do povo na política.

Luiz Philippe de Orleans e Bragança 

Últimas Notícias