Comunismo: Movimentos denunciam mais de 100 detidos em Cuba pelos protestos

Mais de cem pessoas são declaradas como detidas em Cuba após os históricos protestos que começaram no domingo na ilha, entre elas alguns opositores conhecidos, como Guillermo Fariñas, o ex-preso político Daniel Ferrer e o artista Luis Manuel Otero Alcántara, segundo denunciaram várias fontes concordantes.

Milhares de cubanos saíram às ruas espontaneamente no domingo em cerca de quarenta cidades e povoados da ilha para protestar pela crise econômica, que foi agravada pela escassez de alimentos e medicamentos.

Após uma breve reconciliação entre 2014 e 2016, as relações diplomáticas entre Cuba e Estados Unidos estão em seu nível mais baixo desde que Donald Trump reforçou o embargo em vigor desde 1962.

Essas sanções e a ausência de turistas, devido à pandemia, mergulharam Cuba em uma profunda crise econômica e geraram forte insatisfação social.

De acordo com uma lista publicada na segunda-feira à noite no Twitter pelo Movimento San Isidro (MSI), um grupo de intelectuais e universitários que exigem liberdade de expressão e criação, 114 pessoas foram detidas ou não estão localizadas.

“São mais de 32h da detenção arbitrária de @LMOAlcantara” (Luis Manuel Otero Alcántara)”, disse em outro tuíte o MSI.

Últimas Notícias