Com inflação a 50%, Argentina agora transfere alta dos preços da carne ao mundo

Marfrig-Carnes

A medida da Argentina de vetar as exportações de carne bovina com o objetivo de segurar a inflação deve elevar os preços globais da proteína.

O governo argentino proibiu as vendas de carne bovina ao exterior pelos próximos 30 dias, pois a inflação no país se aproxima de 50% ao ano. Mas seu maior cliente, a China, ainda precisa comprar grandes quantidades de carne bovina dos mercados mundiais.

O vácuo deixado pela Argentina é grande, já que o país é responsável por 22% das importações de carne bovina da China, perdendo apenas para o Brasil.

“Fechar o segundo fornecedor da China por um mês aumentará os preços globalmente”, disse Brett Stuart, cofundador da consultoria Global

A decisão da Argentina vem na esteira dos problemas causados no comércio mundial de carne no início da pandemia, quando ondas de Covid-19 levaram ao fechamento de unidades de abate. Os preços sobem com a recuperação da economia global, o que estimula a demanda. Além disso, o clima seco eleva os preços dos grãos usados em rações aos maiores níveis em oito anos.

Últimas Notícias