Espanha: Partido de direita VOX dobra assentos no parlamento, tornando-se o terceiro maior partido do país

Espanha: Partido de direita VOX dobra assentos no parlamento, tornando-se o terceiro maior partido do país 21

O partido espanhol de direita, o VOX, entrou no Parlamento espanhol pela primeira vez na primavera europeia passada. Neste fim de semana, na quarta eleição nacional do país em apenas quatro anos, o número de legisladores do partido dobrou, tornando-o o terceiro maior partido do país.

O partido socialista, PSOE, liderado pelo primeiro-ministro interino Pedro Sanchez, que acreditava que essa eleição instantânea fortaleceria a posição de seu partido no governo, terminou em primeiro lugar. No entanto, com menos assentos do que conquistou nas eleições passada.

O esquerdista Unidas Podemos, principal aliado dos socialistas no parlamento espanhol, perdeu ainda mais cadeiras do que seu ex-parceiro de coalizão.

O Partido Popular (PP) do “centrão”, que liderou o país antes de Sanchez e o PSOE, também obteve ganhos consideráveis, enquanto um outro partido centrista, o Cidadão, desapareceu.

A seguir, o resultado das quartas eleições nacionais espanholas com 99,8% dos votos contados.

Europe Elects@EuropeElects

Spain, result as of 99.8% counted:

Seats: 350

PSOE-S&D: 120
PP-EPP: 87
VOX-ECR: 52
UP-LEFT: 35
ERC-Greens/EFA: 13
Cs-RE: 10
JxCAT-NI: 8
PNV-RE: 7
Bildu-LEFT: 5
MP-LEFT|G/EFA: 3
CUP-LEFT: 2

Learn about the parties and subscribe: https://youtube.com/watch?v=xJ55XL809_M … #eleccionesgenerales10N

Ver imagem no Twitter

12919:48 – 10 de nov de 2019Informações e privacidade no Twitter Ads117 pessoas estão falando sobre isso

O resultado eleitoral de domingo indica que o atual impasse entre as alas esquerda e direita na Espanha continua, sugerindo que pode levar semanas ou até meses até que um novo governo seja formado.

Após o anúncio dos resultados da eleição, Matteo Salvini, direitista preeminente da Itália e ex-ministro do Interior do país, saudou os grandes avanços de seus amigos do VOX, e antecipou com razão as reações odiosas da grande mídia e políticos do ‘establishment‘.

“Aposto que já existem títulos prontos de notícias e jornais sobre ‘vitória da extrema-direita, racistas, soberanistas, fascistas’. Nem um pouco racista ou fascista. Na Itália e na Espanha, queremos apenas viver em paz em nossa própria casa ”, disse Salvini no Twitter.

Matteo Salvini@matteosalvinimi

🇮🇹
🇪🇸

Grande avanzata degli amici di @vox_es, scommetto già pronti titoli di tg e giornali su “vittoria estrema destra, razzisti, sovranisti, fascisti…”.
Macché razzismo e fascismo, in Italia come in Spagna vogliamo solo vivere tranquilli in casa nostra.#portichiusi #10N

Ver imagem no Twitter

4.12217:36 – 10 de nov de 2019Informações e privacidade no Twitter Ads2.026 pessoas estão falando sobre isso

Últimas Notícias