Com avanço da Ômicron, casos de dupla infecção por Covid e gripe se espalham pelo país

BRASÍLIA (Reuters) – Casos de infecção simultânea de Covid-19 e outro tipo de vírus respiratório, como influenza, começaram a ser identificados país afora, em meio ao avanço da variante Ômicron e o relaxamento dos cuidados das pessoas com medidas de prevenção contra o coronavírus na virada do ano.

A chamada “flurona”, acrônimo formado pelos nomes dos vírus influenza e coronavírus, já foi detectada pelas autoridades santitárias de São Paulo e do Rio de Janeiro, além de haver relatos de outros lugares em que a coinfecção tem ocorrido.

Em comunicado, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo informou que foram registrados 110 casos de infecção conjunta por influenza e Covid-19, conforme dados de todo o ano de 2021.

Na capital do Rio de Janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde informou ter entrado em contato com dois pacientes com resultados positivos para as duas doenças, a partir de exames feitos na rede particular, e está fazendo a devida investigação epidemiológica.

“A coinfecção não é algo comum, mas já há registros dessa ocorrência em alguns países”, disse a secretaria municipal.

Há relatos também de casos de infecção dupla no Ceará, no Rio Grande do Norte e em Mato Grosso do Sul, segundo órgãos de imprensa.

Questionado sobre quais medidas estaria tomando em relação a esses casos, o Ministério da Saúde disse que os dados das amostras são analisados para identificar o perfil epidemiológico dos casos e conhecer os vírus respiratórios circulantes, com o objetivo de traçar medidas de prevenção e de controle pelas autoridades de saúde.

Últimas Notícias