8 DIAS APÓS VINDA DE BOLSONARO … Casos de Covid-19 caem no Ceará e cenário mostra terceira onda mais curta que 2020 e 2021

Bolsonaro faz águas do São Francisco chegarem ao Ceará – Gestão no Campo

Após vinda do presidente Jair Bolsonaro vir ao estado, o Ceará agora vivencia um momento de queda expressiva nas infecções pela doença. O “rastro” deixado pela variante Ômicron evidencia uma terceira onda mais curta, mas muito mais contagiosa do que os dois momentos anteriores.

Diário do Nordeste analisou dados da plataforma IntegraSUS, alimentada pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), para comparar os três intervalos.

As quatro primeiras semanas de 2022 registraram 202 mil casos de Covid-19, variando de 33 mil a quase 67 mil casos a cada sete dias. Esse último dado é o recorde semanal de toda a pandemia. Na quinta semana, houve queda brusca para 15 mil casos, menos da metade da semana anterior.

Em 2020, quando a doença foi introduzida no Estado, a primeira onda teve 11 semanas consecutivas de alta infecção – entre o fim de abril e início de julho -, variando de 13 mil a 17 mil contaminações. O período acumulou cerca de 162 mil casos.

Já na segunda onda, em 2021, o Estado registrou 13 semanas indo de 25 mil a 36 mil casos. Entre o fim de fevereiro e o início de junho, a predominância da variante Gama, oriunda de Manaus, levou a quase 393 mil infecções.

Ou seja, em quatro semanas, a terceira onda contabilizou 25% a mais de casos que as 11 semanas da primeira, e 51% do acumulado nas 13 semanas da segunda.

Últimas Notícias