Cães e gatos de refugiados da Ucrânia têm passe livre no Brasil

Pode ser uma imagem de 2 pessoas e cão

Em decorrência da invasão da Ucrânia, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) facilitou o ingresso em território nacional de cães e gatos de refugiados e brasileiros repatriados da Ucrânia. A medida passa a vigorar a partir desta sexta-feira, 4. A decisão se aplica a todos os tipos de voos. Ou seja: vale tanto para os de ajuda humanitária quanto os comerciais.

Graças à medida, repatriados e refugiados não precisam apresentar os seguintes documentos de seus cães e gatos: o Certificado Veterinário Internacional (CVI), emitido ou endossado pelas autoridades veterinárias dos países de origem dos animais, um de atestado de vacinação ou qualquer outra certificação sanitária no momento do ingresso ao país.

Além disso, cães e gatos de refugiados ou de repatriados que fazem escala no Brasil têm passagem livre pelo país. Contudo, o Mapa adverte que a medida vale apenas para viajantes com esses status. Para os demais casos, o ingresso de animais de estimação no Brasil deve ser feito de forma regular, a depender de cada espécie envolvida.-

Depois da invasão russa, mais de 1 milhão cidadãos deixaram a Ucrânia, de acordo com dados da Organização das Nações Unidas.

Últimas Notícias