Desemprego no Brasil cai para 9,3% no segundo trimestre, o menor nível desde 2015

O índice de desemprego do Brasil diminuiu 9,3% no segundo trimestre, seu menor nível desde 2015 para esse período, mas o número de trabalhadores informais alcançou um novo recorde, segundo os dados oficiais publicados nesta sexta-feira (29).

Esta é a quarta queda consecutiva na taxa trimestral, que entre março e maio caiu abaixo de 10% pela primeira vez desde janeiro de 2016.

O número divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra uma queda acentuada do desemprego em relação ao segundo trimestre (abril a junho) do ano passado, quando foi de 14,2%.

Naquela época, o mercado de trabalho ainda era atormentado pela crise da covid-19. A maior economia da América Latina tem 10,1 milhões de desempregados, quase dois milhões a menos que no primeiro trimestre.

Mas muitos brasileiros que encontraram trabalho nos últimos meses ainda estão em situação precária: 39,3 milhões de pessoas trabalham na informalidade, ou seja, 40% da população ativa, um recorde desde que o IBGE começou a fazer esse cálculo, em 2016.

Últimas Notícias