“Pandemia começa a desacelerar na Europa”

General view taken on April 03, 2020 of the temporary hospital for COVID-19 patients located at the Ifema convention and exhibition centre in Madrid. - More than 900 people died in Spain over the past 24 hours for the second day running, government figures showed on Friday, although the rate of new infections and deaths continued to slow. (Photo by PIERRE-PHILIPPE MARCOU / AFP)

“Primeiro foi a Itália. Agora Espanha, Alemanha e Áustria começam a notar os primeiros sinais de desaceleração da propagação do novo coronavírus.

O continente europeu é o mais atingido pelo vírus, com mais de 650 mil infecções registradas e 50 mil mortes. Mas segundo a Organização Mundial da Saúde, alguns países da região estão registrando menos casos diários da Covid-19 do que na semana passada.

Espanha


A Espanha, por exemplo, informou nesta segunda-feira (6) que 4.273 pessoas foram diagnosticadas com a doença nas últimas 24 horas. No dia anterior, foram 5,5 mil. O auge, até agora, foi de 9,2 mil casos em 1º de abril, segundo dados da OMS”

“A redução também aparece no número de vítimas da doença. Nesta segunda-feira, as autoridades espanholas anunciaram que 637 pacientes morreram, o menor número desde 24 de março. O pico foi registrado na quinta-feira passada, quando 950 pessoas faleceram por causa da doença.

Os dados fazem crescer a esperança de que o pior já passou no país, um dos mais atingidos pela pandemia de coronavírus, com mais de 130 mil infecções – o maior número na Europa – e 13 mil mortes.

“Esses números continuam a confirmar a tendência de queda que estamos vendo”, disse María José Sierra, do centro de emergência de saúde da Espanha, citando que há também uma diminuição nas hospitalizações e nos casos que precisam de cuidados intensivos. “Estamos vendo a taxa de crescimento da pandemia diminuindo em praticamente todas as regiões”.

Itália
O movimento de “achatamento da curva” de novos casos da Covid-19 já havia sido notado na Itália. Há uma semana, as autoridades anunciaram que o auge da epidemia já havia passado. Porém, o país está registrando aumentos diários entre 4 e 5 mil casos, o que mostra uma certa dificuldade em começar uma trajetória de queda.

As mortes por coronavírus, da mesma maneira, estão desacelerando. Neste domingo (5), 525 italianos faleceram por causa da Covid-19, o menor aumento diário desde 19 de março. Além disso, o número de pacientes internados em unidades de tratamento intensivo caiu pelo segundo dia consecutivo.”

“Mesmo com as boas notícias, o governo continua defendendo a quarentena imposta para contenção da propagação do novo coronavírus. “Não abaixe a guarda, fique em casa”, disse Angelo Borelli, chefe do departamento de Proteção Civil da Itália.

Alemanha
A Alemanha segue a mesma toada, embora os indícios de uma estabilização sejam mais incipientes. Na segunda-feira, o número de pessoas infectadas aumentou em 3.677, segundo o Instituto Robert Koch para doenças infecciosas, o que marcou o quarto dia consecutivo de queda em novos casos. Segundo a instituição, já são mais de 95 mil casos no país.

As mortes também começaram a diminuir no início desta semana. Foram 92 registradas nesta segunda-feira, segundo o instituto alemão, o menor número de óbitos desde 31 de março. Mais de 1400 alemães já morreram por causa da Covid-19.

A Alemanha é o país com uma das menores taxas de letalidade da doença, o que se explica pelo fato de estar conduzindo testes em massa para diagnosticar o novo vírus. Segundo reportagem do Financial Times, o país está fazendo 350 mil testes por semana e já testou quase um milhão de pessoas, em uma população de cerca de 80 milhões.

Áustria
A vizinha Áustria também vê uma desaceleração de novos casos de Covid-19. Segundo a OMS, o país registrou o maior número de infecções em um único dia em 27 de março (1.141) e desde 31 de março os novos casos vem diminuindo. Desde o início da epidemia até 5 de abril, 11.766 casos forma confirmados no país e 186 austríacos morreram.

O primeiro-ministro, Sebastian Kurz, já está planejando relaxar as medidas de distanciamento social a partir de 14 de abril. Ele disse que negócios com mais de 400 metros quadrados de área e lojas de ferragens e jardins poderão abrir novamente. Shoppings e salões de beleza poderão abrir a partir de 1º de maio, e escolas ficarão fechadas até metade de maio. Eventos continuarão suspensos até fim de junho, segundo o planejamento do governo.

Preocupação
Na semana passada, a OMS alertou que países que se apressarem em suspender as restrições de quarentena podem ter que lida com uma crise econômica “ainda mais grave e prolongada” e um ressurgimento dos casos de Covid-19.

“Estamos todos cientes das profundas consequências sociais e econômicas da pandemia”, disse o diretor-geral Tedros Adhanom Ghebreyesus na sexta-feira. “Em última análise, a melhor maneira de os países encerrarem as restrições e facilitarem seus efeitos econômicos é atacar o vírus”.

O jornalista Jamil Chade, colunista do UOL baseado em Genebra, informou nesta segunda-feira que a OMS prepara uma estratégia que possa guiar os países na transição entre as quarentenas e a reabertura das economias. Segundo Chade, a OMS também vai “concentrar esforços para que países possam melhorar seus serviços de saúde”.

Últimas Notícias