Partido Comunista Chinês avança no Brasil: empresa pública federal brasileira EBC e China Media Group firmam acordo para “troca de conteúdos”

“Como empresa de comunicação pública, nós somos estratégicos para o país, pela radiodifusão pública, isso tudo indica poder. Quem tem a comunicação hoje tem poder”, disse o diretor-presidente da EBC, Luiz Carlos Gomes.

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e o China Media Group (CMG) assinaram no último 13 de novembro, em Brasília, um acordo de cooperação para “troca de programas, compartilhamento de conteúdos, produção conjunta, transmissão cooperativa, formação de pessoal e intercâmbio tecnológico”. O ex-ministro da Cidadania, Osmar Terra, participou da cerimônia.

Em discurso durante a assinatura do acordo que ocorreu na sede da EBC, o presidente do CMG, Shen Haixiong, afirmou que a orientação de firmar o convênio com a EBC partiu do ditador comunista chinês, Xi Jinping.

“[Xi Jinping] disse que devemos promover o intercâmbio entre povos, reforçar a cooperação no setor cultural, impulsionar o intercâmbio em futebol e na medicina tradicional chinesa, duas áreas características de ambos”, disse Haixiong.

“Sendo veículo de imprensa, nós temos essa missão importante de aprofundar a amizade e o conhecimento mútuo entre povos e promover o intercâmbio e a cooperação em todas as áreas. Por isso, estamos em momento oportuno para as mídias dos dois países iniciarem a cooperação de benefício recíproco”, destacou o presidente do CMG.

EBC

A Empresa Brasil de Comunicação, mais conhecida pela sigla EBC,  é uma empresa PÚBLICA FEDERAL que possui um conglomerado de mídia no Brasil: TV Brasil, Rádio EBC, Rádio Nacional, Rádios MEC e MEC FM, Radioagência Nacional, Agência Brasil, Portal EBC, Rede Nacional de Comunicação Pública e EBC Serviços (A Voz do Brasil).

A EBC foi criada em 2007, no segundo mandato como presidente do Brasil do condenado Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para “prestar serviços” de radiodifusão pública e gerir as emissoras de rádio e televisão públicas federais. Ela também é responsável pela EBC Serviços, ramo que produz A Voz do Brasil para a Secretaria de Governo da Presidência da República, gerencia a Rede Nacional de Rádio, licencia os programas dos veículos da EBC, fornece monitoramento e análise de mídias sociais e realiza todo o trabalho de publicidade legal para os órgãos da administração pública federal.

CMG

O China Media Group ( CMG) é um grupo estatal do Partido Comunista Chinês do ditador Xi Jinping criado em 2018 como resultado da fusão da Televisão Central da China (CGTN), a Rádio Nacional da China e a Rádio Internacional da China.

Segundo a EBC, o acordo firmado entre as empresas estatais substitui e amplia termo de cooperação anterior entre a EBC e a CGTN – assinado em 2015 e prorrogado em 2017 –, tem validade de 60 meses (5 anos) e não prevê repasse de recursos.

Últimas Notícias