Petróleo recua ante dados de fraca atividade industrial nos EUA e na Europa!

Os preços do petróleo fecharam em queda significativa no dia de ontem (1/10), revertendo os ganhos obtidos mais cedo, após a divulgação de dados negativos do setor industrial dos Estados Unidos e da Europa. A contração da atividade industrial traz à tona novamente os temores de desaceleração econômica global e amplia os receios em relação à demanda futura da commodity.

O contrato do petróleo Brent (referência global) para dezembro fechou em queda de 0,60%, a US$ 58,89 por barril, na ICE, em Londres, enquanto o WTI (referência americana) para novembro recuou 0,83%, a US$ 53,62 por barril, na Bolsa de Mercadorias de Nova York (Nymex).

Mais cedo, o índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) do setor industrial americano do Instituto para Gestão da Oferta (ISM) apontou o segundo mês consecutivo de contração da atividade em setembro. O PMI caiu para 47,8 pontos, recuando em relação aos 49,1 pontos da leitura de agosto, contrariando a expectativa dos analistas consultados pelo “Wall Street Journal”, de 50,1 pontos no período.

Os índices PMI da zona do euro também indicaram nova contração da atividade industrial do bloco, com leitura a 45,7 pontos em setembro. A atividade da Alemanha recuou para 41,7 pontos no período.

“O comércio global continua sendo a questão mais significativa, como demonstrado pela contração no indicador de novas encomendas, iniciada em julho”, disse Timothy Fiore, presidente do ISM, sobre os dados da indústria americana.

Fonte: ABEGÁS

Últimas Notícias