PF deflagra operação para investigar fraudes em licitação na compra de testes de Covid-19

A Polícia Federal, em parceria com o Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE/PI) e o Departamento Nacional de Auditoria do SUS (DENASUS), deflagrou nessa quinta-feira (2/7) na prefeitura de Picos/PI a Operação Reagente. A operação pretende investigar fraudes em licitação de compra de testes de Covid-19. Há indícios de que o esquema criminoso atue em outros 28 municípios do interior do Piauí.

Segundo as investigações, agentes públicos e empresários utilizaram documentos falsos na dispensa de licitação instaurada pela Prefeitura Municipal de Picos, para a compra de testes de Covid-19. Como resultado das fraudes, os contratos foram direcionados a empresa integrante do grupo criminoso, responsável pela venda de exames com preços superfaturados.

Pelos mesmos testes IGG/IGM vendidos a clínicas particulares aos preços de 120/150 reais, os órgãos públicos pagaram valores de 170/210 reais, o que representa superfaturamento de aproximadamente 40%, com prejuízo direto a recursos oriundos de emendas federais.

Informações: Agência PF

Últimas Notícias