Agentes eleitorais no Wisconsin podem ter alterado milhares de cédulas

Agentes eleitorais de Wisconsin podem ter alterado ilegalmente milhares de cédulas de eleitores ausentes (recebidas pelos correios) por orientação da comissão eleitoral do estado.

De acordo com a lei de Wisconsin, uma cédula por correios deve ser assinada por uma testemunha que, por sua vez, deve informar seu endereço também na cédula. Em caso de ausência deste endereço, a cédula é invalidada e deve ser devolvida ao eleitor para que se forneça a informação.

No entanto, de acordo com reportagem de Dan O’Donnell, apresentador do Dan O’Donnell Show, fontes afirmam que milhares de cédulas foram assinadas por “escrivães e contadores de votos”. Os agentes eleitorais optaram por preencher os endereços porque foram ilegalmente aconselhados a fazê-lo pela Comissão Eleitoral de Wisconsin (WEC), diz a reportagem.

Para o juiz aposentado da Suprema Corte de Wisconsin, Michael Gableman, se os funcionários da votação de fato o fizeram, as cédulas são inválidas.

“O estatuto é muito, muito claro. Se uma cédula de [eleitor] ausente não tiver o endereço de uma testemunha, ela não é válida. Essa cédula não é válida”, afirma o juiz.

De acordo com O’Donnell, O WEC enviou instruções a todos os eleitores do estado, informando que “sua testemunha deve assinar e fornecer seu endereço completo (número da rua, nome da rua, cidade) na seção de Certificação de Testemunha” e avisou que “se alguma das informações exigidas acima estiver faltando, sua cédula não será contada.”

SENSO INCOMUM

Últimas Notícias