CONHEÇA RECEBS: Uma instituição diferente, que enche nossa alma de esperança e nos encanta por apresentar um jeito simples de ensinar em um novo tempo da educação no RN!

RECEBS, um novo tempo da educação!


O ano de 2020 foi um ano atípico para todos os setores de trabalho, inclusive os sociais. Um dos setores mais afetados, pode-se dizer, foi o da educação. Contudo, no meio de tantos problemas, conflitos, perdas e desilusões, sempre surge uma esperança, na qual podemos nos agarrar como um ponto de partida para um novo começo.


Natal é uma cidade que tem um povo com imenso potencial, mas vejo que não é explorado em seu benefício. O que vejo é uma cidade suja, mal organizada com famílias sofridas, principalmente aquelas menos abastadas. Porém, o que mais me chama atenção nesta cidade que adotei e pela qual tenho tanto carinho, é a forma como as crianças são tratadas, ou seja, sem uma preocupação com as mesmas, com seu futuro, com a formação do caráter. Não há preocupação nenhuma em oferecer a essas crianças um ensino que lhes propicie um aprendizado pleno, que as torne independentes para que no futuro sejam capazes profissionalmente.


Mas como disse, sempre há esperança, e interessante, que geralmente, parece estar escondida de nossos olhos. E sempre há aquele que enxerga uma oportunidade para ajudar a todos que querem e buscam uma vida digna, paz e prosperidade. Uma vida feliz. E foi assim que encontrei o assunto para esta matéria.


A Professora Carmem e eu sempre acreditamos que o caminho que leva a solução dos problemas em uma sociedade é o da educação. Então, decidimos colocar em prática um projeto que já tínhamos idealizado, e de alguma forma, por meio de nossas aulas particulares ou mesmo em trabalhos em escola, vínhamos semeando o ensino clássico.

No dia 24 de junho 2019, nasce o Resgate do Ensino Clássico na Educação Básica e Superior – RECEBS, juntamente com sua logomarca e páginas em redes sociais. Isso mesmo! Tudo tão rápido, tão assustador, porém, tudo gratificante e desafiador. Não podíamos perder tempo. Era necessário colocar em prática tudo o que estava sendo idealizado.

O RECEBS – Resgate da Educação Clássica no Ensino Básico e Superior, consiste em uma Instituição sem fins econômicos que tem como objetivo possibilitar ao aluno a capacidade de argumentar, discernir e produzir, além de condições para utilizar seus conhecimentos em situações diárias, podendo assumir variadas funções de acordo com a necessidade do momento vivenciado.
O Instituto RECEBS fez renascer a esperança e o desejo de escrever sobre educação, pois, o espaço nos permite criar, experimentar e sonhar. Uma instituição, cujo as condições oferecem às crianças atividades diferenciadas: leitura, escrita, arte, música, literatura, culinária, botânica, psicomotricidade, valores, civismo, amor a Deus, à Pátria e à Família. Sem dúvidas, uma instituição que consegue ver nas crianças o futuro.
Não um futuro aleatório, e sim o resultado do trabalho de resgate do conservadorismo, com um aprendizado virtuoso, a partir de uma grade curricular com conteúdos que permitem a Independência intelectual e individual. E nesse sentido, o RECEBS optou pelos moldes da Educação Clássica Conservadora, um ensino com conotação domiciliar, sem viés ideológico. Uma instituição diferente, que enche nossa alma de esperança e nos encanta por apresentar um jeito simples de ensinar em um novo tempo da educação.

Claiton Appel
Diretor da Ordem dos Jornalistas do Brasil

Últimas Notícias