Brasil pode virar Argentina em seis meses, alerta Guedes: Segundo o ministro da Economia, isso ocorrerá se houver descontrole de gastos, alta da taxa de juros e falha em crédito de banco público

O ministro da Fazenda, Paulo Guedes, apresenta à imprensa as propostas do Pacto Federativo

Para o Brasil se tornar uma Argentina, bastam seis meses; chegar à situação da Venezuela, um ano. Esse é o diagnóstico do ministro da Economia, Paulo Guedes. Segundo ele, o cenário se concretizará na hipótese de descontrole de gastos, alta taxa de juros e falha em crédito de bancos públicos. “Se fizermos errado, chegaremos rápido. Agora, queremos ir para o outro lado? Queremos virar a Alemanha ou os Estados Unidos? Dez ou quinze anos na outra direção”, declarou, em entrevista ao youtuber Thiago Nigro, do canal Primo Rico, em podcast que foi ao ar na terça-feira 2.

Guedes afirmou, ainda, que o Brasil era o “paraíso dos rentistas e o inferno dos empreendedores” em razão da dificuldade para se investir aqui. O ministro da Economia destacou que, “para construir uma nação forte, leva décadas. Já construir um desastre econômico, são alguns meses, na pior das hipóteses, anos”. Conforme ele, o governo tenta reverter essa tendência de modo a tornar o país atrativo aos investidores. “As pessoas estavam indo embora, porque o Brasil estagnou-se. Estamos tentando reverter esse quadro. Não é simples”, concluiu.

revista oeste

Últimas Notícias