Cloroquina: Ministro da Saúde vai lançar protocolo para uso de medicamentos contra Covid-19

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que está preparando um protocolo com orientações sobre as substâncias que estão sendo usadas no Brasil no combate à Covid-19.

A cloroquina, medicação que tem sido usada por diversos médicos no país, incluindo profissionais de referência, como a médica Nise Yamaguchi, médica imunologista e oncologista, será uma das substâncias que vai fazer parte do protocolo.

Em entrevista publicada pelo Jornal O Globo nesta sexta-feira (23), ele destacou que os medicamentos estarão descritos de acordo com o que há disponível sobre seu uso até o momento.

O objetivo “[…] é orientar a conduta. Para que médicos sigam um guia, uma recomendação. Claro que os médicos têm autonomia, mas para atuar dentro de contexto de evidencias médicas e da legislação brasileira. Esse protocolo é um guia. Uma recomendação. E quando aprovado pela Conitec, vai ser publicado no Diário Oficial e virar uma política pública […]”, afirmou.

O ministro defendeu o presidente Jair Bolsonaro, alegando que não houve atrasado na compra de vacinas, mas que os procedimentos de Saúde do Brasil exigiam aprovação prévia da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Ao falar sobre a CPI da Pandemia, Queiroga frisou que “não há o que temer”, pois a pasta tem trabalhado com total transparência.

Últimas Notícias