Objetos misteriosos encontrados em praia de Salvador pertenciam a navio nazista

Pelo menos oito fardos que pesam até 200 kg foram encontrados na Praia do Flamengo, em Salvador, desde o último fim de semana. O material fazia parte da carga de um navio nazista afundado 4 de janeiro de 1944, durante a Segunda Guerra Mundial.

Os fardos na verdade são “folhas” de látex dobradas diversas vezes. De acordo com o oceanógrafo Carlos Peres Teixeira, professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), trata-se de matéria prima para borracha utilizada nos pneus e armas do exército alemão.

 Esse navio foi afundado por um Destroyer americano e está afundado a 1 mil quilômetros de Recife, em linha reta, a 5,6 mil metros de profundidade. Até o ano passado era o naufrágio mais profundo já alcançado por um robô. Para se ter uma ideia, o Titanic está a 2 mil metros de profundidade – explicou Teixeira.

A relação entre os fardos e a marinha nazista foi estabelecida em 2018, quando os primeiros fardos começaram a aparecer na costa brasileira. Na época, eles foram vistos da Bahia ao Maranhão. E nos meses seguintes chegaram até a Flórida, nos Estados Unidos.

Últimas Notícias