Eduardo Bolsonaro quer criação de CPI das urnas eletrônicas: Deputado utiliza conclusão de um relatório da PF sobre supostas fraudes na votação de 2018.

Eduardo Bolsonaro anuncia a “CPI da Urnas” (veja o vídeo)

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) pediu, nesta última quarta-feira (4), a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre as urnas eletrônicas brasileiras.

O parlamentar sustenta que o código fonte da Justiça Eleitoral foi invadido por hackers na disputa de 2018 e menciona um relatório da Polícia Federal (PF) sobre o caso.

Nas redes sociais, o congressista disse que está “preparando a peça para abrir a CPI das urnas eletrônicas com base nas graves denúncias embasadas no relatório da PF em que através de documentos o próprio TSE admite que o sistema foi invadido pelo menos em 2018”.

Ele ainda direcionou críticas ao Secretário de Tecnologia de Informação do TSE, Giuseppe Janino, considerado o pai do sistema eletrônico de votação no país.

“Cadê as provas? Estão aí. Inquérito da Polícia Federal de 2018, onde Giuseppe Janino, o pai das urnas, confessa que o código fonte do TSE foi invadido!”, escreveu. “Semanas atrás Giuseppe Janino pediu exoneração do TSE e hoje é assessor do ministro Barroso”, acrescentou.

Em resposta, o TSE afirmou que “o acesso indevido, objeto de investigação, não representou qualquer risco à integridade das eleições de 2018. Isso porque o código fonte dos programas utilizados passa por sucessivas verificações e testes, aptos a identificar qualquer alteração ou manipulação. Nada de anormal ocorreu”.

conexão politica

Últimas Notícias