COMO É A ECONOMIA DA CHINA?

A economia chinesa passou por autos e baixos por toda a sua história, mas, hoje em dia a sua constante ascensão se deve a medidas que foram tomadas após a ascensão do partido comunista no país. Criado em 1921 com a ajuda do Gabinete do Partido Comunista da União Soviética e do Secretariado do Extremo Oriente Internacional Comunista, O partido comunista chines (pcc) chegou ao poder em 1949 após a revolução chinesa.

Sob o governo de Mao Tsé-tung, a china inicia um processo de mudanças evolucionarias dando inicio as transformações para a implantação de um governo comunista. [Economia chinesa] Tendo um acordo entre si, os líderes do partido aceitavam o sistema econômico capitalista para a construção de uma “nova china’ e que ele deveria ser extinto assim que o país atingisse o seu objetivo econômico e se tornar um estado plenamente comunista.

Em 1949, a economia chinesa sofria os efeitos debilitantes da Segunda Guerra Mundial e da Guerra Civil. O governo, então, decidiu seguir uma estratégia de desenvolvimento socialista da indústria pesada, através da diminuição no consumo e tornando a rápida industrialização do país como prioridade. [Economia chinesa] O governo tomou o controle de grande parte da economia e redirecionou seus recursos financeiros para a construção de novas fábricas, também diminuiu as privatizações, tentou tornar empresas privadas em públicas, além de se apropriar de lotes improdutivos e distribui-los entre a população. [Economia chinesa] Após as medidas iniciais do governo, a china passou a adotar planos quinquenais, que visavam uma melhor adaptação política e econômica tanto no mercado nacional quanto no internacional em um período de 5 anos. [Economia da China]

O primeiro plano pretendia a transformação da china em uma potência industrializada e uma mudança nas estruturas de produção do país. Foram então feitos diversos investimentos estatais na indústria pesada, tendo o modelo soviético como exemplo a ser seguido. Além disso, os soviéticos ajudaram os chineses tanto financeiramente como também com técnicas tecnológicas, o que resultou na construção de grandes fabricas tecnologicamente sofisticadas e com grande potencial capitalista.

Últimas Notícias