Consórcio que não foi investigado na CPI já tem até “confissões e delações”: R$ 50 milhões de reais foi desviado em respiradores pulmonares que nunca foram entregues,

A CPI da Pandemia realizada no Senado Federal já fez a leitura do seu relatório final, o que indica o encerramento dos seus trabalhos, o qual não incluiu em sua agenda de investigação o Consórcio Nordeste, organização acusada de gastar quase R$ 50 milhões de reais em respiradores pulmonares que nunca foram entregues, mas que agora está na mira de parlamentares do Rio Grande do Norte.

O Consórcio Nordeste é composto por governadores dos estados do Nordeste, tendo como seu presidente o governador da Bahia, Rui Costa, e como secretário-executivo Carlos Gabas, ambos do Partido dos Trabalhadores (PT). Uma vez que a CPI do Senado não investigou a entidade, deputados do RN resolveram abrir a sua própria CPI, tendo como presidente Kelps de Oliveira Lima (Solidariedade-RN).

Carlos Gabas já chegou a ser convocado para prestar depoimento na CPI do RN, e no dia fez uso do direito de ficar calado, concedido pro decisão judicial. Para Lima, no entanto, já há elementos que, segundo ele, comprovariam o desvio de milhões na compra dos respiradores, incluindo confissões.

Últimas Notícias