Vendaval no Paraná danifica 939 casas, desliga turbinas de Itaipu e deixa milhares sem energia elétrica

Foto: Divulgação/Copel

Uma forte chuva atingiu ontem (23) diversas cidades do Paraná e causou estragos em pelo menos 939 casas, segundo a Defesa Civil. Hoje, de acordo com informações da Copel (Companhia Paranaense de Energia), 253,6 mil imóveis ainda estão sem energia.

Segundo informações do MetSul Meteorologia, o Aeroporto de Foz do Iguaçu chegou a registrar ventos de 80 km/h. No oeste do estado, os ventos passaram de 100 km/h.

O vendaval foi registrado em ao menos 18 municípios do estado. Até o momento, não houve notificações de pessoas feridas ou mortas.

Ao todo, 384 pessoas foram atingidas e 32 desalojadas — destas, 16 estão em abrigos provisórios. A Copel afirmou ter recebido 7.600 registros de ocorrências e que suas equipes de manutenção e emergência estão nas ruas desde sábado.

“O Noroeste é a região mais prejudicada no momento, contabilizando 123,7 mil unidades consumidoras sem energia e 2.200 ocorrências para atendimento. Pelo menos 127 postes quebraram na região, por conta da queda de árvores e dos ventos fortes”, informou a companhia.

5 turbinas de Itaipu foram desligadas

As chuvas interromperam também a operação de linhas de transmissão que conectam a usina hidrelétrica binacional de Itaipu ao SIN (Sistema Interligado Nacional), desligando automaticamente, por segurança, cinco das 20 turbinas da usina.

Em função da diminuição na geração, houve redução da afluência e, também, do nível do rio Paraná à jusante da usina, ou seja, na parte mais baixa.

Como o Acordo Tripartite, do qual fazem parte o Brasil, Paraguai e Argentina, impõe limites de variação nos níveis do rio Paraná, foi necessário abrir o vertedouro da usina às 14h30, para compensar temporariamente a variação de afluência sofrida com o desligamento das cinco unidades geradoras, informou Itaipu em nota.

Segundo a hidrelétrica, o temporal não trouxe qualquer impacto para as instalações da usina de Itaipu, que segue operando normalmente, com total disponibilidade de potência e energia.

UOL

Compartilhe:

3 thoughts on “Vendaval no Paraná danifica 939 casas, desliga turbinas de Itaipu e deixa milhares sem energia elétrica

  • 3 de dezembro, 2021 em 16:31
    Permalink

    Great post, you have pointed out some excellent details , I likewise conceive this s a very excellent website.

    Resposta
  • 7 de dezembro, 2021 em 19:39
    Permalink

    Hi my family member! I want to say that this article is amazing, nice written and come with approximately all significant infos. I would like to see extra posts like this .

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.